No dia 4 de Outubro de 2011, os Técnicos de Turismo da Escola Profissional de Alvito participaram pelo segundo ano no Workshop “Turismo Gastronómico” inserido no evento “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas” desta vez na cidade de Beja. Começámos por ouvir o senhor Vírgilio Gomes (Crítico Gastronómico) que nos alertou para a necessidade de consumo da gastronomia tradicional, local e regional, uma vez que “o que é nacional é bom”, comparativamente ao novo hábito alimentar implementado pelos jovens que é o consumo de hamburgeres e batatas fritas.
De seguida, ouvimos o senhor Gonçalo Almeida, que nos falou da promoção turística do hotéis da cadeia Vila Galé. A representante da empresa Portugal Foods referiu a importância e a necessidade dos produtos no mercado. A gastronomia, as tendências e os produtos frescos, foram estes os pontos fortes do painel Internacionalizar. Umas palavras sábias do Presidente de Turismo de Alentejo ERT- Ceia da Silva, “Alentejo Bom Gosto, Carta Gastronómica, saber o que são as nossas gastronomias , conhecer as suas origens, certificar os restaurantes que utilizam ementas típicamente tradicionais”.
Para concluir, embora não tenhamos estado até ao final, ainda houve tempo de ouvir o senhor professor Luís Lavrado ( Prof. Da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), sobre a importância de “Formar”, ser sempre bom naquilo que fazemos e desempenhar com gosto.
Achámos que os oradores tinham um tempo muito longo e um espaço que não era apelativo, pois concluimos que um palco enorme sem arranjo e com uma única pessoa, as coisas acabam por ficar aborrecidas tanto para o orador como para quem o ouve. Esperamos não cometer os mesmos erros no futuro.
Elaborado por: Dagmar Barros
Sem comentários:
Enviar um comentário